Gn 1.31 “ E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado
muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia”.
Gn 2.1-3 : Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
E havendo Deus terminado no dia sétimo Sua
obra, que fizera, descansou neste dia de toda a sua obra que tinha feito . Abençoou Deus o sétimo dia e o
santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação
Com
base neste texto vou fazer uma reflexão no tema: “Os Sete Dias Da Criação De Deus, Simbolizam ou
Apontam Para As Sete Dispensações”.
Conforme o que está registrado em Gênesis capítulo um e Gn 2.1-3,
o Senhor Deus criou o mundo em sete dias. A obra de criação fora concluída nas
primeiras horas do sétimo dia e, então, Deus descansou de Seu trabalho.
O fato de o Senhor descansar no
sétimo dia, não é porque Ele ficou fatigado com o labor da obra, porque Deus é
Espírito e, nessa forma espiritual, Ele não se fadiga, não se cansa como os
seres humanos (Jo 4.24).
Todavia, ao descansar após concluir a Sua excelente e
magnífica obra, Ele nos ensina duas
coisas: Primeira: que o corpo humano necessita de descanso para recuperar as
energias perdidas no decorrer dos dias de trabalhos. E a segunda coisa que Ele
nos ensina, é que, temos que preservar um tempo para devoção – comunhão com
Ele.
Na Dispensarão da Lei de Moisés - a
qual regia o povo de Israel, no Antigo Testamento, o dia de descanso e adoração
a Deus, pelo homem, era o sétimo dia, que é o “sábado”. Porém, na Dispensarão da Graça, que teve início em
Cristo Jesus, o tempo de adoração e comunhão com Deus são todos os dias. Isto
é, em quaisquer dia e hora que desejar fazê-lo. “Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o
que crê, Romanos 10:4.
A expressão: “O fim da Lei é Cristo,”
significa que muitos mandamentos da dispensação da Lei de Moíses, que não estão
confirmados em o Novo Testamento, que é a Lei da dispensação da Graça, não
devem ser obedecidos. Por exemplo: A pena de morte por apedrejamento da Lei de Moíses
não está confirmada no Novo Testamento.
Entretanto, nesta mensagem, quero
chamar a atenção dos ouvintes, o fato de Deus ter criado o mundo em sete dias,
e que os sete dias da criação, simbolizam ou apontam para as sete dispensações
estabelecidas por Deus ao homem.
Dispensação é um tempo estabelecido
por Deus ao homem, com leis específicas para
ele obedecer e manter comunhão com o Senhor.
As dispensações são: Inocência, Consciência, Governo Humano,
Patriarcal, A Lei, Graça e Milenial.
Na tipologia bíblica, os sete dias da
criação de Deus, conforme são descritos capítulos 1 e Gn
2.1-3, simbolizam as sete dispensações.
Ilustrando: O primeiro dia da criação de Deus em Gn 1.1-5,
simboliza a dispensação da inocência, tempo de pureza do homem na presença de
Deus no Planeta Terra. A Bíblia não faz menção do tempo em que Adão e Eva
permaneceram fiéis ao mandamento do Senhor. Mas, nas entrelinhas dos primeiros
capítulos do Livro de Gênesis, dá-se a entender que fora antes de eles gerarem
o primeiro filho.
O segundo dia da criação de Deus em
Gn 1.6-8 simboliza a segunda dispensação, denominada de Consciência. Narrada em
Gn 3.1 a 8.14. teve inicio no advento da queda homem, e fim no fato
histórico bíblico denominado de Dilúvio. O tempo de duração desta dispensação é
de 1656 anos.
O terceiro dia da criação de Deus, em
Gn 1.9-13, simboliza, corresponde a terceira dispensação, que é o Governo Humano. Registrada em Gn 8.15 a
11.19. Teve inicio logo após o advento do Dilúvio, e fim no fato histórico
Bíblico, intitulado de “a dispersão dos homens” sobre a superfície do Planeta
Terra, conforme Gn 10.25 e 10.11. O tempo de duração é de 427 anos.
O quarto dia da criação de Deus em Gn
1.14-19, simboliza, ou corresponde a quarta dispensação, que é a Patriarcal, conforme Gn 12.1 a Êx 18.27. Esta teve inicio com a aliança de Deus com
Abraão, aproximadamente 1963 anos antes do nascimento do Senhor Jesus, e 427
anos depois do Dilúvio. O tempo de duração é de 430 anos.
O quinto dia da criação de Deus em Gn
1.20-23, simboliza ou corresponde a quinta dispensação, que é a Lei de Moisés. Preceituada
nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, denominados de Pentateuco.
Teve inicio no fato histórico bíblico cognominado de Êxodo, isto é, a saída do
povo de Israel do Egito, e fim na morte do Senhor Jesus por crucificação,
conforme o que está escrito em Jo 1.17: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus
Cristo” e, Rm 10.4
“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. O tempo de duração da Lei de Moisés é de 1430 anos.
“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. O tempo de duração da Lei de Moisés é de 1430 anos.
O sexto dia da criação de Deus em Gn
1. 24-31, simboliza, ou aponta para a dispensação da Graça, que é o tempo da
peregrinação da igreja no planeta terra. Esta teve inicio no fato histórico
bíblico denominado de “a morte expiatória de Cristo por crucificação. E terá
fim no fato histórico bíblico que acontecerá em breve, denominado de “o
arrebatamento da igreja.” Ou seja, a transferência da igreja do Planeta terra
para os céus, por Cristo Jesus. O tempo de duração da dispensação da graça é de
aproximadamente 2014 anos. Estamos nos últimos dias do fim desta dispensação.
O sétimo dia da criação de Deus,
simboliza ou corresponde a sétima
dispensação, intitulada de “Milenial”, cuja duração será de mil anos, Sob o
reinado do Senhor Jesus Cristo. “...viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos
Ap 20.4b e Ap 20.6b está escrito: ... mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e
reinarão com ele mil anos.
A Dispensação Milenial terá inicio logo após o fato histórico bíblico que acontecerá depois do arrebatamento da igreja, denominado de “A Grande Tribulação” (Mt 24.21).
A Dispensação Milenial terá inicio logo após o fato histórico bíblico que acontecerá depois do arrebatamento da igreja, denominado de “A Grande Tribulação” (Mt 24.21).
Somando o tempo de duração de todas
as dispensações, tem-se um total de aproximadamente 5957 anos. Devido alguns
equívocos nos calendários humanos, não temos com toda precisão, o total de
anos, desde a criação do homem por Deus no Éden até agora. Uma analise nos
calendários humanos, dá-nos a entender que a defasagem na contagem do tempo, de todas as dispensações é para menos, sendo
que o correto é mais. Ou seja,
provavelmente deve faltarem uns 15 anos para os 6000 mil anos, que é o
tempo estabelecido por Deus para o governo humano na face do Planeta Terra.
Deus permitiu esse equívoco humano na
contagem do tempo – para impedir que o homem soubesse com precisão a contagem
do tempo, pois se isso não tivesse acontecido, o homem poderia saber com um
acerta precisão, o fim da dispensação da graça, cujo ponto final é o
arrebatamento da igreja do Planeta Terra. Em Mt 24.36 está escrito: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os
anjos do céu, mas unicamente meu Pai”.
“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.Mateus 24:42
“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.Mateus 24:42
Os sinais que prenunciam a segunda
vinda do Senhor Jesus , vaticinados pelo
próprio Senhor, são, neste tempo, vistos
em todas as partes do Planeta Terra. De modo que, sem sombra de dúvida, vivemos
o tempo da contagem regressiva para o regresso do Senhor Jesus. Estamos nos
últimos dias para completar o tempo do fim, da dispensação da graça, e então, iniciar-se-á
a Sétima Dispensação, que será o reinado de Cristo Jesus no Planeta terra.
Concluo esta mensagem afirmando que
cada um dos sete dias da criação de Deus nos capítulos um e dois do livro de
Gênesis, simboliza uma dispensação, que é um tempo específico, com leis específicas que Deus estabeleceu para o seu
povo na face do Planeta Terra. O primeiro dia da criação ponta para a primeira
dispensação, que é a da Inocência.
O segundo dia da criação simboliza a
segunda dispensação, que é a Consciência. A terceiro dia da criação aponta para
a terceira dispensação , que é o Governo Humano. O quarto dia da criação
simboliza a quarta dispensação, que é a Patriarcal ou Promessa. O quinto dia da
criação, simboliza a quinta Dispensação, que é a Lei de Moisés. O sexto dia da
criação simboliza a sexta dispensação, que é a da Graça. E o sétimo dia da
criação simboliza a sétima dispensação, que a Milenial, sob o reinado do Senhor Jesus cristo.
Isto equivale a dizer, que estamos nos
últimos dias e anos do fim da Dispensação da Graça ou Eclesiástica. O tempo de 6000 anos que Deus estabeleceu para
o governo humano na face do Planeta está chegando ao fim.
O sétimo milênio, isto é a sétima
dispensação será o tempo de descanso das mazelas humanas no Planeta Terra. Será
o tempo do descanso de péssimos governantes humanos a frente das nações. E
consequentemente será o fim dos atos maléficos tais como: Da corrupção, das injustiças, da impunidade,
da violência, dos assassinatos e de todos os outros que são praticados pelo
homem contra o homem na presente dispensação.
Olá governantes humanos! Reis e
presidentes a frente das nações ao redor do mundo! Abram-se os gabinetes
palacianos, arrumam-se os moveis e esvaziam-se as gavetas, pois está chegando a
hora da troca do governo humano para o governo teocrático (divino), na
governabilidade do Senhor Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.
Os senhores governantes humanos,
sempre foram e são incapaz de solucionarem os crônicos problemas políticos,
econômicos e sociais, que os senhores
são as causas primeiras. O planeta terra está em caos e, portanto, necessita
urgentemente de um governante ideal,
competente, justo, honesto...de índole ilibada. E no universo não existe
outro, senão o Nosso senhor e Salvador Jesus Cristo, o Reis dos reis e Senhor
dos senhores. Conforme disse o apóstolo João no final do livro de apocalipse:
“Amém! Vem, Senhor Jesus! (Ap 22. 20b).
Está é a mensagem: Os Sete Dias da
Criação de Deus – Simbolizam As Sete Dispensações.
Autor: Francisco Maria.
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